ॐ Terapia de Vidas Passadas

T.V.P ou Terapia de Vidas Passadas

OBS: A T.V.P é uma ferramenta utilizada durante o processo terapêutico, portanto, não é realizada de forma avulsa sem um acompanhamento.
A TVP (Terapia de Vidas Passadas) costuma utilizar a técnica de hipnose para acessar as experiências passadas não resolvidas. Podemos afirmar, que esta técnica ajuda a resolver problemas ocorridos em vidas passadas que podem estar afetando a saúde física ou mental na presente existência.

Outra técnica utilizada pelos terapeutas de vidas passadas, consiste em colocar o indivíduo em estado de relaxamento e visualização de imagens.  Em um dado momento, essas imagens vão, espontaneamente, cedendo lugar as cenas e situações que, supostamente , fazem parte das encarnações passadas desse indivíduo. Em ambas às técnicas, ocorre o Estado Alterado de Consciência.

Entre os conhecidos terapeutas dos países de língua inglesa que utilizam e ensinam a Terapia de Vidas Passadas incluem-se Barbara Brennan,  Ken Page e Brian Weiss nos E.U.A. e o Dr. John Plowman no Reino Unido.

No Brasil existem diversas linhas terapêuticas de TVP, cada qual possuindo suas particularidades e diferenças. Entre elas, as semelhanças são muito mais consideráveis que as diferenças. As divergências se situam num plano mais teórico e no foco que cada terapeuta concentra a sua atenção. A Psicoterapia Reencarnacionista de Mauro Kwitko, por exemplo, enfoca o papel do Mentor espiritual e deposita a responsabilidade de conduzir a regressão na figura do Mestre de cada um, restringindo a atuação do terapeuta. Já a escola mais cientifica, como ensinadas pelo INTVP, fundado por Maria Júlia e Ney Prieto Peres, não se utilizam do aspecto espiritual e o relegam a segundo plano, preferindo focar em aspectos psicológicos próprios da consciência objetiva atual e do "significado" que a pessoa dá a experiência de vidas passadas. A abordagem de Camila Sampaio, por outro lado, procura colocar a TVP num nível mais espiritual e tenta uma síntese entre a regressão e a Apometria. Esta é considerada por alguns como a abordagem mais espiritual da Terapia de Vidas Passadas dentro dos sistemas brasileiros, pois supostamente lida com a questão das "presenças", do mentor, da proposta encarnatória, do pós-morte, vidas futuras, guias espirituais, etc.

Particularmente como terapeuta, com base em minha sensitividade mediúnica espiritualista (com imensa gratidão de presenciar a interferência de espíritos evoluídos na luz durante  as  experiências vividas pelos meus clientes), atribuo à TVP um trabalho em equipe com o mundo espiritual, onde minha técnica é o caminho que leva o individuo até a porta de seu resgate, mas são os seres elevados que permitirão a abertura desta porta para que o mesmo possa se conscientizar da dor que já devia ter sido libertada. 

 Visão Espírita
Ensina a Doutrina Espírita que o esquecimento do passado é necessário para que o espírito em sua atual existência não seja sobrecarregado com as lembranças e emoções de outras vidas.
Existe uma passagem do Livro dos Espíritos que alguns defendem autorizar o resgate das memórias de encarnações passadas:
“Ao entrar na vida corporal, o Espírito perde, momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as ocultasse; entretanto, às vezes, tem uma vaga consciência disso e elas podem até mesmo lhe ser reveladas em algumas circunstâncias. Mas é apenas pela vontade dos Espíritos Superiores que o fazem espontaneamente, com um objetivo útil e nunca para satisfazer uma curiosidade vã.“
Vemos nessa passagem do “Livro dos Espíritos” que é possível lembrarmos de existências anteriores, quando há um motivo útil e quando os espíritos superiores aprovam.
 Uma coisa que alguns estudiosos espíritas costumam dizer sobre a TVP é que ela não é uma brincadeira, mas uma técnica séria e que deve, portanto, ser procurada apenas em casos de conflitos ou doenças psíquicas ou físicas.

Perguntas comuns sobre a Terapia de Vidas Passadas.

O que é Terapia de Vidas Passadas?
É o processo terapêutico que tem como finalidade encontrar em outras vidas as causas de distúrbios atuais, como depressão, ansiedade, toc, mágoa, desesperança, transtorno do pânico, medo/fobia, somatização, insônia, vícios, carência afetiva, problemas de relacionamentos, angústia, agressividade, desmotivação, timidez, baixa estima, solidão, complexo de inferioridade, insegurança e uma série de comportamentos inadequados que comprometem o bem estar e o equilíbrio emocional, mental, energético, espiritual e físico...

A  Terapia de Vidas Passadas é um  processo seguro?
Sim. Quando o terapeuta tiver uma formação e postura adequada com relação ao cliente, o procedimento é totalmente seguro, trazendo ótimos resultados.

Por que ao lembrar-se do trauma a pessoa é curada?
Esse processo é tipicamente psicanalítico. Freud defendeu que a partir do momento em que a pessoa se confronta com um trauma muito forte ela faz uma catarse e através dela encontra a cura para esses sintomas. No fundo, a técnica de regressão não é tão diferente da psicanálise. Só é mais ampla porque entra em outras vidas, possibilitando encontrar as causas para os traumas nas vidas passadas e solucionando num curto espaço de tempo.

Na Terapia de Vidas Passadas fico sem consciência?
Não. O cliente fica consciente de todas as situações que for experienciando, mantendo a memória dos acontecimentos ocorridos. Com o processo ele fica simplesmente em um estado alterado de consciência, podendo ver-se como ator e/ou observador das suas experiências ao mesmo tempo ou vivenciando intensamente as emoções do momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails