ॐ Yogaterapia

Nas aulas de Yogaterapia são utilizados Asanas (Posturas), Pranayamas (Exercícios Respiratórios), diferentes métodos de Meditação, Kriyas (Métodos de limpeza e purificação do corpo), auto-massagens e dicas de alimentação e de comportamento, com determinado fim específico .

Como funcionam as sessões de Yoga Terapia?
Estas sessões decorrem individualmente.
Numa primeira sessão é feita uma avaliação da história da pessoa e da sua problemática para se definirem quais as técnicas mais relevantes e adequadas para cada caso.
Nas sessões seguintes essas técnicas serão então aplicadas.
É importante que a pessoa compreenda bem os exercícios, já que deve ser capaz de aplicar em casa diariamente entre as sessões, que decorrem geralmente com uma periodicidade semanal. Cada uma destas sessões leva geralmente entre 30 a 60 minutos.

A  yogaterapia  pode contribuir muito e de várias maneiras para melhorar a nossa saúde física e mental. Nas sessões de yogaterapia o trabalho é feito de forma totalmente individualizada e direcionada para cada problema específico o que potencia o efeito terapêutico do yoga.

Ligue e marque o seu horário !
Tel: 3571-2925


Yogaterapia - Terapia Polivalente

A yogaterapia é uma terapia desafiadoramente atípica.
A terapia do Yoga é o método de promover e manter a saúde. Não trata de doenças, isto é, prioriza a saúde.
 O yogaterapeuta não cura. Treina o indivíduo para que, administrando sua própria vida, por si mesmo e em si mesmo, conquiste e mantenha um tesouro chamado saúde.
Curar doenças, território sagrado da medicina, merece todas as reverências.
Os resultados maiores ou menores a serem alcançados pelo praticante de yogaterapia naturalmente dependem dele mesmo e não de um procedimento ministrado de fora, por um profissional. Cada um deve aprender a fazer e tem de fazer em si mesmo, por si mesmo, consigo mesmo. Isto só se alcança por uma definitiva autotransformação, envolvendo todo o imenso sistema que cada homem é: corpo, energias, emoções, inteligência e Espírito.
  [...]
 Ouso supor que a yogaterapia procura vencer uma doença, que até agora continua ignorada pelos patologistas clássicos. Eu a apelidei de normose, ou seja, a doença de ser normal.
  [...]
  É causada pelo egoísmo, que por sua vez, gera apegos, aversões, ódio, medo, engendra dependências, angústias, ansiedades, insegurança, tristeza, insatisfação, ciúme, inveja, orgulho, coisas muito normais, mas que geram enfermidades. O estresse se tornou cada vez mais normal. Não é mesmo? A Medicina o denuncia como causador de variadas desordens orgânicas. Os normóticos vivem estressados. E são estressados na mesma medida em que são egoístas.
  Em uma de suas muitas definições, Yoga é um sábio método de vida, destinado a promover santidade e sanidade, implantando saúde (em sânscrito, arogya), algo muito diferente e distante da mera ausência de enfermidade, síndrome, disfunção orgânica, neurose.
Sanidade e santidade é plenificação do infinito potencial humano.


CARACTERÍSTICAS DA YOGATERAPIA

  É um treinamento.
  1) Inespecífico e global, isto é, beneficia não exclusivamente o fígado, o baço, este ou aquele órgão ou esta ou aquela função, mas o homem todo, em sua unidade holística;

  2) Ativo, pois não faz do aluno um enfermo, ou seja, uma figura inerte apenas a receber, passivamente, os cuidados, os medicamentos, a ação do médico ou enfermeiro. Ele mesmo se treina. Em yogaterapia cada um é autor de suas melhoras ou curas;

  3) Natural, pois que provoca e convoca a própria natureza a promover a cura. A yogaterapia prefere sempre os recursos da própria natureza, sendo esta considerada em sua plenitude, isto é, em seu nível visível, mas principalmente nos níveis invisíveis, sutis (energias, sentimentos, pensamentos e Espírito).

  4) Atóxico, desde que procura evitar os produtos farmacêuticos, como também corrige os hábitos danosos (álcool, fumo, dieta errada). A rigor, é desintoxicante;

  5) De reduzidos riscos de pioras ou acidentes provocados pelo próprio tratamento. Para tanto é indispensável atender principalmente às contra-indicações. É por esta razão que nem todo professor de Yoga está capacitado para  aplicar yogaterapia;

  6) É multifrontal, isto é, atua em várias frentes, que simultânea e sinergicamente beneficiam o indivíduo; atua em todos os níveis da natureza, não somente no visível, o do corpo;

  7) De causas. A remissão dos sintomas deve ser uma consequência da supressão das causas verdadeiras (as sutis). Remover somente os sintomas não é a preocupação central do método. Em outras palavras, a verdadeira solução não é a analgésica, que escamoteia a dor, mas a remoção do distúrbio fundamental que provoca a dor.
Professor Hermógenes ( Autoperfeição com Hatha Yoga - pág. 354 à
 360 )



  COMO ATUA ....

Yoga é a fonte de saúde p
lena, da juventude, do bem-estar e de um estado de paz incomum.

A atuação do Yoga no processo curativo e preventivo tem sido comprovada mais e mais pela ciência quanto pelas pessoas que o praticam.

Os efeitos terapêuticos começam a se apresentar assim que o praticante desenvolve a sua prática de Yoga de forma sistemática e constante.
O Yoga está muito bem alicerçado na visão holística do SER e tem a saúde física e mental como sua meta. Toda doença é apenas o reflexo do desequilíbrio interno, e no momento em que estabelecemos este equilíbrio, a saúde retorna.
Quanto mais distantes nos encontramos de nós mesmos, de nossa essência eterna e divina, mais doentes nos encontramos. Todas as doenças físicas e mentais são sintomas desta causa primeira.
A dor é o mecanismo de nos trazer para mais perto de nós mesmos, para percebermos aquilo que clama internamente pedindo atenção.
Somos sentimentos, pensamentos, energia potencializada. Estas dimensões fazem parte da nossa percepção do mundo e com elas criamos nossa realidade relativa instante a instante. Tornamo-nos aquilo que projetamos com nossa mente distanciada da Realidade Absoluta que somos. Com tudo isso, vamos criando padrões de crenças, condutas, hábitos, tendências que vão gerando dor, levando sofrimento e produzindo enfermidades no corpo físico como forma de liberar a energia antagônica e destoante do SER.
Os níveis de separação são a base da doença e isto se expressa como aflição e sofrimento.

Se apresentam como:

1. Nível Físico: não percepção do corpo (necessidades e fraquezas).
2. Nível de Energia: não percepção da respiração e seus ritmos.
3. Nível Emocional: falta de percepção dos sentimentos e emoções.
4. Nível Mental: deixar-se dominar pelos padrões mentais.
5. Nível Espiritual: não reconhecer a presença do SER interior.

O sofrimento é um estado de não se estar bem física, mental e espiritualmente. Nosso estado interno determina o grau de sofrimento que vamos atraindo para nós mesmos. A libertação do sofrimento envolve o despertar do conhecimento de nossa real natureza, de percebermos aquilo que realmente somos. Esta investigação de quem somos é o grande trabalho que temos a fazer nesta vida.
Quanto mais desejamos o prazer, naturalmente estamos atraindo a dor, pois na ausência do prazer há sofrimento.

Na Yogaterapia, muitas ferramentas são utilizadas, pois se acredita que o Homem é holístico e que não é apenas o corpo físico que está doente, mas sim todos os outros níveis da consciência. Não há sintoma sem que haja uma causa, e a causa, segundo o Yoga, é o distanciamento do ego com o ser.
Então utilizamos várias técnicas yóguicas, como: ásanas (posturas), kriyas (purificação), mudras(gestos de equilíbrio), bandhas (contrações), pranayamas (respirações), dharana(concentração), dhyana (meditação), atitude mental, dicas de alimentação, aromaterapia, fitoterapia, florais, como instrumentos de aproximação do ego ao Ser, chegando a cura.
É dessa forma que a Yogaterapia atua, trabalha e auxilia no restabelecimento do equilíbrio físico e mental.
Mas nada acontece do dia para noite, demanda tempo, persistência e disciplina; mas posso garantir que vale a pena !

Caso tenha interesse em conhecer melhor essa terapia do SER, entre em contato por email ou por telefone.

Abraço carinhoso
Rosana



Yoga ajuda a aliviar dores nas costas!

Revisão de estudos sobre o tema mostra que a prática tem efeito, mas apenas sobre alguns tipos de dor.

Para muitas pessoas, a ioga é mais do que apenas um exercício. Estudos mostram que é uma das formas de terapia alternativa mais comumente usadas. Muitos dependem da ioga para aliviar dores crônicas e agudas e as razões para isto são variadas.

Alguns pesquisadores acreditam que a ioga alivia a dor por meio do relaxamento e da liberação de endorfinas. Outros dizem que pode reduzir a inflamação e promover emoções positivas. Vários estudos tentaram determinar se praticar ioga pode realmente ajudar a atenuar a dor.

Em uma recente revisão de estudos, uma equipe de pesquisadores esmiuçou a ciência e identificou dez experimentos clínicos aleatórios, envolvendo centenas de pacientes. Os estudos observaram os efeitos da ioga na dor oriunda de enfermidades como a artrite, problemas lombares, sintomas de gravidez e enxaqueca. As condições de controle eram tratamentos convencionais e mudanças de exercício, dieta e hábitos de vida.

Nove dos dez experimentos clínicos descobriram que a ioga pode ajudar a oferecer alívio da dor, o que os autores consideram 'animador’. Porém, eles também perceberam que nenhuma conclusão definitiva foi alcançada, por várias razões.

Os estudos envolveram pacientes que tinham dor proveniente de uma variedade de problemas e eles observaram que os vários tipos de ioga empregados nos estudos tinham similaridades, como os exercícios de respiração, alongamento e relaxamento – mas também muitas diferenças. O que complicou foi que a intensidade, a quantidade de tempo e a frequência das sessões de ioga variavam de um estudo para o outro.

Conclusão: Apesar das evidências sugerirem que a ioga tem potencial para aliviar a dor, escreveu o grupo de pesquisadores, os dados científicos não são suficientemente fortes para ter certeza de que a prática realmente alivia a dor. Segundo o relatado na revisão de estudos, a ioga pode ter alguma utilidade no alívio da dor, mas são necessárias mais pesquisas.

Por Anahad O'Connor




Dica-Jala-Neti-Lota-a-limpeza-nasal-com-água-e-sal

JALA NETI, A LIMPEZA NASAL COM ÁGUA E SAL

O que é Jala Neti?
O Jala Neti é uma das seis ações purificatórias apresentadas no Hatha Yoga Pradípiká, um texto de mais de 500 anos. Jala, significa água e neti, neste contexto, limpeza. Refere-se a uma atividade de higienização das fossas e da mucosa nasal que se faz usando um recipiente chamado de Lota, água morna e sal.
Essa limpeza natural elimina o acúmulo de muco, de outras impurezas tais como micro-organismos patogênicos e drena os seios paranasais de modo que auxilia na prevenção e no tratamento de diversas doenças como sinusite, rinite, resfriado, gripe, alergias respiratórias etc.
Também mantém saudáveis os mecanismos de secreção e drenagem do ouvido, nariz e garganta, prevenindo contra inflamações oculares, da garganta e dos ouvidos. É muito útil em casos de Asma. Aumenta a resistência às alterações climáticas e poluição atmosférica. Além disso, promove uma melhora da acuidade visual mediante a estimulação dos ductos e glândulas lacrimais. No nível energético, equilibra o fluxo do prana e estimula o ajña chakra.


O que diz o texto clássico e os estudos recentes?

“Purifica o crânio e melhora a acuidade da visão, eliminando rapidamente todas as moléstias que possam surgir acima da linha dos ombros”

Verso 30 da II seção da Hatha Yoga Pradípiká.

“Em um estudo longo de oito anos, Pedro de Vicente observou a utilidade terapêutica de Jala Neti no tratamento de asma brônquica e condições espasmódicas descendentes da (via) área respiratória. Ele informou que de 188 pacientes, 160 (85%) mostraram melhorias gerais da saúde, 170 (90%) mostraram melhoria sintomática, 147 (78%) mostraram redução do medicamento, enquanto 66 (35%) não necessitaram medicamento durante as crises e 175 (93%) obtiveram melhor controle em ataques após Neti.”
Gharote, 2000.
Precauções
Está prática é contra-indicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais freqüentes. Não é recomendado que se realize Jala Neti à noite, antes de deitar, pois pode permanecer um resquício de água na cavidade nasal que poderá ir para o canal auditivo predispondo uma inflamação. Durante a realização dessa higienização, respire somente através da boca.
Preparação
Lota-limpeza-nasal-com-água-e-salPara realizar o Jala Neti é necessário um recipiente próprio chamado de Lota que se parece com um pequeno bule com um bico apropriado para inserir na narina. A água deve ser filtrada ou mineral e tem que estar morna, um pouco acima da temperatura corporal e salgada na proporção de uma colher de chá rasa de sal para 500 ml. Para saber se a temperatura está adequada, derrame um pouco no dorso da mão, você deve sentir um calor confortável sem queimação. Caso esteja com sinusite, acrescente 2 gotas de própolis e para tratar de rinite alérgica, adicione 2 gotas de limão.
Entenda como deve ser feito o Jala Neti
jala-neti-limpeza-nasal-yoga
Fique em pé, incline o tronco um pouco para frente e a cabeça para o lado direito. Então coloque o bico do lota na narina direita e vá virando o recipiente de modo que a água entre por essa fossa e saia pela outra de modo natural, sem forçar. Durante esse processo mantenha a boca entreaberta e respire por ela.
Após esvaziar o recipiente passando a água da narina direita para a narina esquerda, faça uma pausa realizando um ciclo de 10 execuções de Kapalabhati e em seguida, faça a água fluir da fossa nasal esquerda para a direita. Finalize com mais um ciclo de Kapalabhati.
Instruções para realização do kapalabhati

Inspire lentamente pelas narinas relaxando o abdômen de maneira que o umbigo se projete à frente a medida que o ar entra nos pulmões.

Em seguida, expire de uma vez só, expulsando todo o ar pelas narinas, puxando o umbigo pra dentro. Após essa expiração vigorosa, já inicie a próxima inspiração lenta seguida da próxima expiração vigorosa e assim sucessivamente.

respiracao-para-começar-dia-libere-vias-respiratorias-saia-de-estados-depressivos-kapalabhati

Evite tensionar os músculos do rosto durante a expiração. você expulsa o ar com o diafragma auxiliado pela leve contração abdominal e não franzindo a testa e o nariz!

Comece fazendo 10 expirações vigorosas. Descanse um pouco, então faça mais um ciclo de 10 expirações.



Alguns Asanas 




Shavasana é a maravilhosa postura que se realiza ao final da prática de Yoga.

Tem o poder de relaxar todas as partes do corpo e a mente e produzir as condições ideais para absorver os efeitos terapêuticos de tudo o que se praticou.
Pode também ser realizada para descansar e revitalizar o corpo e a mente sempre que
se fizer necessário.  __/\_
_

Ajuda a reduzir a pressão arterial, alivia a mente especialmente para aqueles que estão envolvidos com atividade mental excessiva.


Como realizar:

* deita-se de costas com pernas e pés relaxados e ligeiramente afastados; braços e mãos afastados do corpo, com as palmas para cima e dedos relaxados.

* se sentir dores na região lombar coloque uma almofada ou um cobertor dobrado embaixo dos joelhos para folgar a lombar.


* feche os olhos.


* comece conscientemente e gradualmente relaxando cada parte e cada músculo do corpo: pés, pernas, panturrilhas, joelhos, coxas, abdômen, quadril, costas, mãos, braços, peito, ombros, pescoço, cabeça, língua, fase. 


* relaxe completamente e comece a sentir como se seu corpo sumisse.


* agora leve a sua atenção para a respiração, traga uma respiração suave, ritmada e leve, sem esforço.


* isso cria um estado profundo de relaxamento.


* permaneça nessa posição imóvel, abandonando todas as responsabilidades e preocupações .... desapegue. 


* fique assim, totalmente entregue ao relaxamento por 10 ou 15 minutos.


* volte devagar, sinta o corpo como um todo em contato com a superfície; traga os movimentos aos poucos começando pelas extremidades, respire profundamente por algumas vezes, estique-se, alongue-se.


* com os olhos ainda fechados, deite-se do lado direito do corpo e permaneça na posição fetal por mais 3 minutos.


* ainda com os olhos fechados, apoie a mão esquerda no chão e comece, lentamente a se sentar.


* abra os olhos devagar  e se observe.  


* Namaste  __/\__







Adhomuka Svanasana ( Cachorro olhando para baixo )
* Aumenta: o tônus muscular das pernas e das costa, a abertura torácica e escapular, os espaços intervertebrais, a força das pernas e diminui e rigidez dos tornozelos;
* Alonga poderosamente a coluna prevenindo a escoliose, cifose e lordose.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails